Erverton Figueiredo (elenco)
Participou das oficinas de Técnicas
Circenses na Academia Companhia Athlética- Sede Belém, ministradas pelo Profº
Charles Monteiro.
Participação em
espetáculos teatrais como acrobata, ator e bailarino: Nós na fita (2005), Click
Um Jogo de Ideias (2006), Os Setes Novelos (2006), Folias de Amor (2007), A
caravana das Ilusões (2007), Severino de Maria (2007), A Criação do Mundo (2008),
Sessenta e Oito (2008), Aladin (2009), Bento Bruno (2010), Juniamã (2010), Branca
de Neve (2010), Odisséia (2011), O Rei Leão (2011), Comissão de Frente da
Escola Rancho Não Posso Me Amofinar (2012).
Iracema voa
(estagiário de técnica), Opera Profano (maquiagem e assistente de luz), Quantos
Infelizes Seriam Hoje Se Tivesse Descoberto a Tempo em que Ponto Estavam
(contra regra), As Mulheres e a Mulher que Empalhava Bicho (assistente de
iluminação), A Sétima Arte (iluminação e cenografia), Pai D’égua (iluminação e
cenografia).
Comercial da Di Casa (2011), Feira
Hispânica (2011), Instrutor de Técnicas Circense.
Bel Passinho (elenco)
Já participou como atriz/palhaça
na Trupe Realejo.
Aspirantea palhaça e apaixonada
pela linguagem do clown fez oficina com Márcio Libar de técnicas do clown no
Instituto de Artes do Pará e já foi animadora de festa infantil como a palhaça
“Bribela”.
Em 2011 fez parte daescola de
musicais Fame Dance Studio, com Thais Reis.
Em 2011 foi professora substituta
em oficinas de tecido aéreo no Instituto Curro Velho.
Em 2011 fez parte, como atriz, do
espetáculo “A magia da Selva” pela Cia. Atlética.
Há um ano participa de
apresentações artísticas em eventos com o Circo Etéreo.
Marina Trindade (elenco)
Participei do curso livre de dança contemporânea no Espaço Experimental Waldete Britto (2008-2009).
Em 2009 entrei nas oficinas de
técnicas circenses do Instituto Arraial do Pavulagem, ministradas pela Cia.
Entreatos com Jhonny Russel e Emerson Sousa, nesse período participei dos
Arrastões do Peixe-Boi, Junino e do Círio (2009-2011).
Atualmente integra a coordenação
e elenco do Projeto Vertigem.
Inaê
Nascimento (elenco)
Academicamente, eu sou Oceanógrafa, mestranda em Ecologia de Ecossistemas Costeiros e Estuarinos pelo Programa de Pós-Graduação de Biologia Ambiental da UFPA. Bom, academicamente. Durante a minha infância fiz balé varias vezes de forma esporádica, até que em 2000 entrei para o curso de dança do Colégio Santa Bartolomea Capitanio, onde estudava em Macapá, no Amapá, fazendo parte do grupo de dança do colégio até 2004, tendo aulas de balé clássico, dança moderna e jazz. Em 2005 voltei a morar em Belém.
Entre convênio, vestibular e universidade, acabei deixando a dança de lado, infelizmente. Porém, em outubro de 2009 entrei para o curso de técnicas circenses ministrado pelo professor Charles Monteiro. Desde então, sou Oceanógrafa e aprendiz de acrobata aérea. Participei de algumas apresentações em eventos ao longo de 2010 e 2011, com o Circo Etéreo e Circo Nós Tantos. Atualmente, integro a coordenação e elenco do Projeto Vertigem.
Ah, também escrevo umas coisinhas
de quando em vez. Com uma delas, uma poesia chamada Tatuagem, participei do I
Prêmio PROEX/UFPA de Literatura: Antologia – Poesias, Crônicas e Contos, em
2010.
Paulo Ricardo Nascimento (diretor de cena)
Sou brasileiro de Belém do Pará. Diretor Executivo do In Bust Teatro com Bonecos, grupo que fundei com parceiros em 1996, e onde trabalho desde sempre, da jardinagem à construção de personagens, da encenação aos deveres contábeis. Estive e estou em todos os espetáculos do grupo, mas, como ator-manipulador, fiz Mini Minuto de Fama, Aftasardendöen, Humanos 1412 em 2141, Fio de Pão – a lenda da Cobra Norato (foto), Ora Noite, ora Dia, O Curupira, O Caçador de Borboletas, Os 12 Trabalhos de Hercules, Pássaro Junino Garça Dourada, Tem Boneco no Cortejo, Sirênios, O Conto que eu vim contar, Naturezas no Asfalto; Espetáculo Catalenda (em 2 versões).Elaborei e opero as sonoplastias dos E aí, Macaco?, Sirênios, que dirigi, e em Catolé e Caraminguás, que fiz a assistência da direção para Adriana Cruz, na primeira versão e dirigi a segunda.
Com
o In Bust, apresentando espetáculos, participei de 05 edições do Projeto Centro
de Estudos e Praticas do Teatro de Bonecos, em São Paulo (SP), do Festival
Brasileiro de Guaramiranga (CE), do Projeto Palco Giratório do SESC
Nacional – por 27 cidades de 14 estados brasileiros, do 9º
Festival de Formas Animadas de Jaraguá do Sul (SC), em duas edições do Festival
SESI Bonecos do Brasil - Região Norte, de duas edições do Festival
Territórios de Teatro, da Mostra de Formas Animadas do Festival
Paraense de Teatro, em Belém (PA), da Mostra de Teatro de Bonecos do
SESC - SP, em 4 cidades e do Amazônia das Artes do SESC Nacional,
nos 9 estados da Amazônia Legal e no Piauí.
Coordenei
todas as 07 edições do Projeto Bonecos na Estrada e as 06 da Semana
de Bonecos, os Projetos de montagem de Sirênios, Natureza
no Asfalto e Catolés e Caraminguás, o projeto Cena
Interior, com 10 oficinas, em 05 meses de trabalho, no município de
Igarapé-açu, com a Secretaria de Cultura do Estado do Pará. Estive na
elaboração e fiz manipulação de bonecos em todos os episódios do programa
infantil Catalendas, com a TV Cultura do Pará. Todos com o In Bust.
Desenvolvi
os Projetos de pesquisa Bonecos do Pará - Cortejos Cênicos (donde
originou o espetáculo Tem Boneco no Cortejo) e Teatro COM Bonecos: como atua o
atuador do grupo In Bust e outras possibilidades (cujo resultado da
pesquisa está exposto no http://teatrocombonecos.wordpress.com/), pela Bolsa de Pesquisa, Experimentação e
Criação do Instituto de Artes do Pará, que rendeu um artigo publicado no livro O Papel do Ator Animador na Cena Teatral,
de Henrique Sitchin.
Porém,
na função de ator, estive entre 1984 e 1998 em Belém, a viagem sonhada e
Saturnália com Grupo de teatro do colégio Nazaré; Fábulas fabulosas de
Millôr Fernandes na Escola de teatro da U.F.Pa.; Quintino, o outro lado da
sacanagem com o Grupo de teatro Cabano; Genet, o palhaço de Deus
e Em
nome do amor com o Grupo Cena Aberta; Farsas Medievais – que foi ao 2º Festival Internacional de
Teatro de Campinas (mostra paralela), em Campinas
(SP), The Hall e Os 12
trabalhos de Hércules com o Grupo Usina Contemporânea de Teatro; Relicário
com a Cia. Atores Contemporâneos – que foi à 1ª Mostra Brasileira de Teatro de
Grupo São Paulo (SP); e em Memórias de um casarão para o IPHAN,
e os vídeos Anani e Carapirá, o drama da fome, numa
produção Unipop, Cepepo e Fase e no filme Antônio Carlos Gomes, de Flávia
Alfinito.
Como
ator-manipulador de bonecos estive em algumas participações no espetáculo Virando
ao Inverso e em todo o percurso do À deriva com o Grupo Usina
Contemporânea de Teatro, em 1991 e 1992, quando participei do “Bonecos
Brasil 92: XVI Festival Internacional da A.B.T.B., Unima Brasil e V Festival
Internacional de Teatro de Bonecos de Canela”, em Canela (RS); e em O
Abraço da Jaghana, em 1994.
Dirigi
Romeu
e Julieta?, em parceria com David Matos, com a Trupe Serelepe; e fiz
assistência de direção para Miguel Santa Brígida em Ad Infinitum com a Cia.
Atores Contemporâneos.
Cursei
07 semestres de Psicologia e 2 dos 3 anos de Formação de Ator na Universidade
Federal do Pará. Estive na Assembléia Setorial de Teatro, FUNARTE, na II
Conferência Nacional de Cultura, MinC, no Seminário “Políticas Culturais, Democracia e Conselhos
de Cultura”, realizado em parceria entre o Centro de Estudos
Multidisciplinares em Cultura da Universidade Federal da Bahia (CULT/UFBA) e o
Ministério da Cultura, em 2010. Compus em 2011 o Conselho
Estadual de Cultura do Pará.
Atualmente, além da gerência do grupo In Bust,
em cena em todos os 05 espetáculos do repertório, sou articulador da Rede Teatro da Floresta; membro do Movimento Briga Teatro; Articulador
do Fórum Livre Permanente de Teatro do Pará; membro Suplente do Colegiado
Setorial de Teatro junto ao Conselho Nacional de Políticas Culturais; Graduando
do Curso de Licenciatura Plena em Teatro na Escola de Teatro e Dança da
Universidade Federal do Pará.
Charles Monteiro (diretor de elenco)
Formação
Acadêmica: Curso de Licenciatura plena em Educação Física
(Universidade do Estado do Pará-UEPA) Curso de Formação de Ator: ETDUFPA-
Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará. Curso de formação circense.
Participações
em eventos: Festival
de Teatro de Curitiba 2006, 9º Festival Nacional de
Teatro Infantil de Blumenau.
2005, Caravana da Funarte
Pará – Amazonas e Roraima 2005, III Fórum de Artes Cênicas da Amazônia ETDUFPA
– Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará 2001 , I Conferência Estadual de Teatro FESAT
– Federação Estadual de Atores, Autores e Técnicos de Teatro 1997.
Oficinas
ministradas: Técnicas circenses: Belém (permanente desde
1999), Santarém(PA)-2003, Manaus(AM)-2005, Boa Vista(RR)-2005 e 2011, São Paulo(SP)-2006,
Blumenau(SC)-2006, São Luis(MA)-2011.
Artista
convidado do Circo Dralion
Espetáculos
Teatrais :A Mulher Perfeita Cênicos e Cínicos CIA
de Arte, Direção Charles Monteiro – 2012. Catalendas In Bust Teatro com bonecos,
direção:Anibal Pacha – 2011. O Conto que
eu vim contar In Bust Teatro com bonecos, Direção: Anibal Pacha – 2010. Catolé e Caraminguás In Bust Teatro com
bonecos, Direção: Adriana Cruz e Paulo Ricardo Nascimento-2009. Um novo Circo CIA dos Notáveis Clowns
Direção Adriana Cuz- 2009. Quem tem Riso
vai à Lona CIA dos Notáveis Clowns Direção : Adriana Cruz-2008. A
Dama e o Vagabundo Grupo Teatral Encenação Cultural do Pará Direção: Fernando Matos- 2005. Em Busca de um Lugar na Corda
CIA dos Notáveis Clowns Direção: a CIA- 2003. Amor de Picadeiro CIA dos
Notáveis Clowns Direção: Adriano Barroso-2003. O Gato Malhado e a Andorinha
Sinhá Grupo Teatral Encenação Cultural do Pará Direção: Fernando
Matos-2003. Uma Aventura com Peter Pan Grupo Teatral Encenação Cultural
do Pará Direção: Fernando Matos- 2003. O Festejo do Boi Usina de Animação
Direção: Jeff Cecim 2002. A Feira Grupo Teatral Encenação Cultural do
Pará Direção: Fernando Matos-2002. Cinderela Grupo Teatral Encenação
Cultural do Pará Direção: Fernando Matos -2002 .O Circo em Família CIA
de Teatro Tenetehara Direção: Coletiva-2000. Macunaíma, em o fim do que não
tem fim Turma Cobra Grande (Escola de Teatro e Dança da UFPA)Direção: Wlad
Lima e Karine Jansen- 2000. Os Namorados da Lua CIA Desnuda para o Drama
Direção: Wlad Lima- 2000. O singelo Auto do Jesus Cristinho Palhaços Trovadores
Direção: Marton Maués-1999. Clown Sois o Lírio Mimoso Palhaços
Trovadores Direção: Marton Maués- 1999. Sem peconha não trepo neste
açaizeiro Palhaços Trovadores Direção: Marton Maués- 1999.O Boi do Romeu
no curral da Julieta Palhaços Trovadores Direção: Marton Maués-1999.O
Sapo Tarô-Beque CIA de Teatro Tenetehara Direção: Coletiva-1999. Fábulas
Fabulosas CIA de teatro Tenetehara Direção: Marco Palha-1997. O Boi e o
Burro no Auto de Natal CIA de Teatro Tenetehara Direção: Marco Palha-1996.
Prêmios:
Melhor ator(Festival Paraense de
teatro-2004), Melhor ator(Festival
Amazônia Celular de Teatro-2005).
Danilo Bracchi (professor de dança)
Ator , Bailarino, Coreógrafo e Professor de Teatro Graduado em 2007 no curso de Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal da Bahia. Iniciou sua carreira como bailarino em 1998, na Companhia Viladança do Teatro Vila Velha, Salvador/ Bahia.
Experiência como produtor, cenotécnico, cenógrafo, figurinista, Universidade Federal da Bahia, Grupos de Teatro e Dança Independentes, Companhia Viladança.
Desempenho em videodança “Acalmia” – Belém Pará (bailarino e coreógrafo), direção de Ana Lobato. Atualmente selecionado para o MIVA (Mostra Internaional de Dança da Amazônia), DANÇAEMFOCO (Rio de Janeiro e São Paulo) e o CUERPO DIGITAL (Festival Internacional de Videodanza).
Bolsista do IAP (Instituto de Artes do Pará) em 2008 e 2010, diretor e coreógrafo da Companhia de Investigação Cênica, Prêmio Klauss Vianna 2008 (Funarte/ Petrobrás) e 2009 (Funarte), Bolsa Residência Artística Funarte 2010, Prêmio Augusto Rodrigues Secult-Pa 2009.
Em 2008 fez cursos de dança contemporânea na CND Paris em 2010 fez cursos de dança contemporânea na Tanzfabrik (Berlim) com Maya Lipsker (Israel) Britta Pudelko (Alemanha), Workshop de criação coreográfica com Nina Dipla na Ménagerie de Verre (Paris). Workshop de Buthô com Minako Seki (Japão).
Atualmente desenvolve um solo/monólogo “Fratura Exposta” com técnicas em dança/teatro e circo (Trapézio Fixo). Solo: Bailarina Fassbinder com o ator e bailarino Ícaro Gaya, direção de Nando Lima. E trabalha na Fundação Curro Velho como Técnico em Gestão Cultural.
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